Manter o foco no exercício físico nem sempre é tarefa fácil. Grande parte das pessoas que estão dando início a uma vida mais ativa ou retornando às atividades após um longo período sedentário sentem dificuldade de manter uma rotina de treinos.
Diferentemente do que muitos acreditam, isso não é só preguiça. Quando treinamos, submetemos nosso corpo a esforços e estímulos de estresse que, à primeira vista, são entendidos pelo cérebro como algo negativo e desgastante. Na tentativa de preservar o organismo, o cérebro envia, então, sinais de que aquela atividade deve ser evitada, fazendo com que a sensação de desânimo apareça.
Por isso, no post de hoje, vamos te contar 7 segredos que ajudam a reprogramar esses sinais e fazer com que o exercício físico faça parte da sua rotina. Confira!
1. Defina porquês, metas e objetivos.
Uma das formas de reprogramar os sinais que o cérebro envia para o nosso corpo é fazendo com que ele entenda que todo o desgaste físico será utilizado em prol do nosso organismo. Por isso, tenha sempre em mente todos os benefícios que a prática regular de exercícios físicos traz para a nossa saúde, como:
- reduz o risco de doenças cardíacas;
- diminui os níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos;
- fortalece os músculos;
- aumenta a resistência corporal;
- facilita a regulação do peso;
- ajuda na prevenção de inúmeras doenças;
- promove o bem-estar.
Outra dica é estabelecer metas de curto prazo, como frequentar os treinos por uma semana sem faltar, aumentar a intensidade dos movimentos, melhorar seu tempo etc. Por serem mais realistas vão te trazer a sensação de prazer com mais frequência e, assim, seu corpo associará os treinos com sensações positivas.
Independentemente de ser emagrecimento, ganho de massa magra ou melhora do condicionamento físico, saber onde você deseja chegar fará com que o seu corpo saiba que todo o esforço está sendo feito por uma boa razão. Por isso, é muito importante traçar o seu objetivo principal.
2. Registre o seu progresso e seja realista
Faça anotações periódicas dos seus tempos, número de repetições, dificuldade dos exercícios e, até mesmo, de como você se sentiu durante o treino. Dessa forma, será mais fácil perceber a sua evolução e encontrar motivação para continuar se esforçando.
Além disso, o registro do progresso serve para identificar o que mais funciona para você. Por exemplo: você treinou de forma intensa e mais rápida por alguns meses e percebeu que seu rendimento melhorou muito mais do que quando fazia treinos mais longos e menos intensos? Talvez essa nova forma seja mais eficaz para o seu corpo.
Mas, atenção ao registro da evolução e seja realista. Se você espera resultados de quem treina por anos em apenas um mês de treino, vai se decepcionar e desistir. Tenha sempre em mente que toda evolução leva tempo, mantenha os pés no chão e comemore todo o progresso registrado!
3. Encontre pessoas que possuam objetivos parecidos
Uma das melhores formas de nos mantermos motivados em qualquer atividade é encontrando pessoas que possuem objetivos comuns aos nossos. Cerque-se de pessoas que querem mais saúde e que estão buscando por mais qualidade de vida.
Assim, você terá com quem compartilhar sua evolução, tirar dúvidas, conversar sobre treinos e, quem sabe, até possuir uma companhia para a hora do exercício físico e para aqueles dias em que o desânimo bater na porta.
4. Insista até que o exercício se torne um hábito
É preciso insistência para que o corpo se adapte aos estímulos gerados pelo esforço físico e passe a interpretar o desgaste físico como algo natural e parte da rotina. Por isso, nos primeiros dias, seja persistente e vá treinar mesmo que você não esteja com tanta vontade assim.
Com o tempo, aquilo que antes era um esforço, se tornará um prazer e você irá, inclusive, sentir falta dos treinos quando não puder se exercitar. E lembre-se que para que a atividade se torne um hábito é preciso regularidade: manter um padrão de frequência e horários para seus treinos faz com que eles se tornem um costume mais rapidamente.
5. Organize os exercícios de acordo com a sua rotina
Um dos segredos para manter o foco no exercício físico é fazer com que ele se encaixe no seu dia a dia. Caso você trabalhe fora ou estude, considere se exercitar logo antes ou logo as aulas ou expediente. Dessa forma, você reduz o tempo de deslocamento, além de evitar aquela sensação de que vai sair de casa apenas para treinar.
Outra dica é escolher os dias da semana em que você possui menos compromissos para as atividades mais longas, deixando os treinos mais curtinhos e intensos para os dias mais livres.
Caso a sua rotina seja extremamente apertada e você não possa separar uma hora do seu dia para se exercitar, tudo bem. Divida o treino em dois turnos de 30 minutos ou treine de forma intensa em apenas meia hora. O que vale é fazer o melhor com aquilo que você possui.
6. Conte com ajuda profissional
Muitas vezes, a desistência acontece porque não conseguimos alcançar nossos objetivos ou então porque caímos na monotonia. Para que isso não aconteça, conte com a ajuda de quem entende do assunto.
Mantenha uma boa comunicação com o seu treinador para que a sua rotina de treinos esteja alinhada com os seus objetivos, proporcione bons resultados e seja segura à sua saúde. Outro ponto positivo de ter um profissional por perto é que ele é capaz de identificar o seu potencial, criando rotinas desafiadoras e que te estimulem a melhorar a cada dia.
7. Priorize a sua saúde
Muitas vezes mantemos o foco nos estudos, trabalho e em tantas atividades do dia a dia que nos esquecemos de que se nossa saúde não estiver em dia, nada disso será possível.
Persista naquilo que te faz bem e invista tempo em você mesmo. Manter o foco no exercício físico pode ser bastante desafiador, principalmente nos primeiros dias, mas seguindo essas dicas, você verá que é possível e pode ser muito prazeroso.
E se você se identificou com o nosso post e deseja ficar por dentro de todas as nossas novidades sobre treinos, saúde e muito mais, não deixe de assinar a nossa newsletter!
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas