Existem muitas coisas que influenciam no seu ganho de peso, a falta de exercícios físicos ou alimentação inadequada são os motivos mais conhecidos. Mas você sabe a relação da sua saúde intestinal com o seu ganho peso?
O nosso intestino é habitado por trilhões de bactérias boas e ruins, que possuem inúmeras funções: regulação do sistema imune, produção de nutrientes, digestão de alimentos, dentre outras.
O que determina se há uma maior presença de bactérias boas ou ruins é a sua alimentação.
Se você tem uma dieta baseada em açúcares, carboidratos simples, gorduras saturadas você está “alimentando” as bactérias patogênicas, que ao fermentarem esses compostos produzem toxinas que afetam a saúde da mucosa do intestinal
Mas ao se alimentar de vegetais, frutas, cereais e carboidratos integrais, você oferece às bactérias boas fibras solúveis e outros compostos que serão fermentados e irão resultar na produção toxinas (que inibem a proliferação de bactérias patogênicas) e de ácidos graxos e cadeia curta que estão associados ao aumento da saciedade. O que é importante quando você está querendo emagrecer.
Olha como o seu intestino é mais importante do que você imagina, não é mesmo?
Se você tem mais bactérias patogênicas, você tem DISBIOSE INTESTINAL.
O seu corpo ao tentar combater a disbiose acaba ficando suscetível à invasão dessas bactérias, que atravessam a barreira intestinal e tornam o ambiente inflamado, podendo levar, dentre outras coisas, à resistência à insulina, o que facilita o ganho de peso.
Práticas para manter o intestino saudável
Existem muitas práticas diárias que fazem com que você tenha um intestino saudável:
1) Comida de verdade como base da sua alimentação:
Se a maioria das suas refeições é compostas por alimentos mais naturais você já ganhou muitos pontos. Comer mais carboidratos naturais e integrais (batata, mandioca, cará…) alimentos fontes de boas gorduras (castanhas, abacate e coco), frutas e vegetais são FUNDAMENTAIS para equilibrar a saúde do seu intestino, pois são fontes de fibras e funcionam com prebióticos, que ajudam na proliferação das bactérias benéficas.
Vá mais às feiras e lojas de produtos naturais e procure adquirir comida de verdade e/ou produtos mais naturais e com a menor quantidade de aditivos.
2) Suplementação ou consumo de alimentos fontes de probióticos
Probióticos são bactérias boas, que você pode ingerir para colonizar o seu intestino.
Iogurtes naturais e de boa qualidade, kefir, konbucha são fontes de probióticos e quando consumidos podem auxiliar na proliferação das boas bactérias. Utilizar esses alimentos no seu dia-a-dia em vitaminas e sucos facilita e ainda potencializa o seu processo de emagrecimento.
Além disso, quando você está apresentando sintomas de disbiose ( gases com muito mal cheiro, irregularidade do funcionamento intestinal , dores e distensão abdominais) o nutricionista pode ver a necessidade de suplementar probióticos , para que juntamente com uma alimentação saudável regule e equilibre a presença de boas bactérias no seu intestino e diminua esses sintomas.
3) Mastigar bem os alimentos
Quando você não mastiga bem os alimentos, particulas grandes não são absorvidas no intestino e são fermentadas por fungos e bactérias, levando a produção de gases e distensão abdominal.
As proteínas, por exemplo, quando são má digeridas geram partículas que quando são absorvidas não podem não ser reconhecidos pelo organismo e serem consideradas “invasoras” desencadeando reações alérgicas.
Então, mastigar bem vai te dar mais saciedade e vai contribuir para que o seu intestino fique saudável.
Texto by Dani 449
www.clinica449.com.br
Telefone: (61) 3363-7449
VEJA TAMBÉM:
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas