Deixar a preguiça de lado e colocar o corpo em movimento é fundamental para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Porém, nem sempre estamos dispostos: pode ser o clima chato de chuva ou de sol muito quente, o cansaço causado pela correria do dia a dia ou a falta de estímulos — desculpas não faltam quando estamos desanimados.
Por isso, a atividade física em grupo é uma solução para quem quer se sentir mais motivado a praticar exercícios! Pensando nisso, no post de hoje vamos explicar os benefícios de fazer atividades em grupo para que você inclua os exercícios em sua rotina de uma vez por todas. Confira.
Aumento da motivação e do comprometimento
Se o seu problema é a preguiça de ir à academia, ao parque ou a qualquer local onde você costuma se exercitar, você terá mais motivação se combinar um horário de treino com seu grupo de amigos. Ver outras pessoas engajadas nos exercícios vai manter seu comprometimento.
Além disso, o risco de você desmarcar uma aula é reduzido, afinal, outra pessoa estará contando com a sua companhia. Caso você opte por atividades que são praticadas em grupo (como basquete, handebol e outros esportes coletivos), o compromisso fica ainda maior, afinal, seu time não poderá jogar faltando um jogador, certo?
Expansão do círculo de amizades
Além de fortalecer os vínculos com seus amigos de longa data, as atividades em grupo são uma oportunidade de conhecer novas pessoas. Em aulas coletivas, por exemplo, é comum que o clima de descontração tome conta do ambiente e as pessoas se tornem amigas.
Bater papo, rir, trocar ideias sobre assuntos diversos: tudo isso faz parte do dia a dia da aula. Assim, fica mais fácil se relacionar com os colegas e melhorar a sua vida social. Só não vale se distrair com a diversão e perder o foco nos exercícios!
Redução do estresse
Praticar atividades físicas em grupo ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Além da endorfina liberada pelo corpo durante os exercícios, que vai deixá-la com o humor lá em cima, é interessante usar esse momento de encontro para compartilhar com seus amigos sua rotina no trabalho, em casa, com a família; tudo isso acaba tirando um pouco do peso das suas costas.
Diminuir os níveis de estresse também é uma maneira de manter a saúde do seu corpo. Níveis elevados de estresse podem ocasionar problemas sérios, como aumento da pressão arterial, distúrbios gástricos e de sono, além de dores de cabeça frequentes.
Superação de dificuldades
Quem não gosta de ter a companhia de um amigo na hora daquele treino puxado? Praticar uma atividade física em grupo tem também esse lado bom: além da companhia para não faltar às aulas, você tem um estímulo a mais para superar os obstáculos.
A presença dos amigos na hora dos exercícios pode trazer mais garra para completar aquela sequência supercomplicada, que parece não ter hora para terminar!
Estímulo à competitividade
Ao treinar em grupo, inconscientemente você sente vontade de se destacar e melhorar seus resultados. Essa competição é supersaudável, afinal, vai ajudá-la a aperfeiçoar seu treino. Em esportes coletivos, acontece o mesmo, já que você formará uma equipe com seus companheiros de exercício.
E o melhor: mesmo com todos esse clima de competição, é claro que todo mundo é parceiro, e o ambiente continuará agradável mesmo com alguns alunos se destacando mais do que outros.
Redução de riscos de depressão
O British Journal of Psychiatry publicou um artigo em que a prática de atividade física em grupo era associada a uma diminuição nos riscos de depressão e ansiedade. De acordo com o estudo, isso acontece por causa da interação social presente nesses momentos. Nesses casos, para evitar sintomas associados à depressão, o mais importante seria o envolvimento da pessoa em um círculo social, e não a intensidade de exercícios.
Isso mostra também como a prática de exercícios físicos está relacionada à saúde mental. Participar de clubes de caminhadas, de aulas coletivas, ou simplesmente convidar uma amiga para malhar com você traz benefícios ao corpo e à mente.
Quais atividades físicas posso praticar em grupo?
Não há restrições: você pode optar por esportes coletivos (nos quais a presença dos seus colegas é fundamental para o desempenho da atividade), ou por atividades genéricas, como yoga, musculação e pilates. Nesse caso, a turma é mais um estímulo e uma companhia para você se motivar do que uma condição para a realização da atividade.
Musculação
Sabe aquela segunda-feira preguiçosa, em que você quer mais é esticar um pouco o fim de semana? Se você marcar com um amigo para malhar junto, o risco de desistir e ficar em casa é bem menor. O ideal é deixar os dias já combinados e fazer disso um hábito semanal.
Corrida ou caminhada
Além do estímulo para continuar a atividade, caminhar com os amigos é uma maneira de conversar com eles, atualizar o papo e contar novidades.
Bicicleta
Andar de bicicleta em grupo traz mais segurança, especialmente se você pedala na rua. Na maioria das capitais, existem coletivos de ciclistas que pedalam juntos, geralmente à noite.
Aulas de ginástica aeróbica
Quem entra em uma turma de ginástica aeróbica pode ter alguma dificuldade em acompanhar a coreografia de primeira. O fato de ter uma companhia pode ajudar nessa primeira etapa.
Yoga e pilates
Apesar de serem conhecidas como atividades mais solitárias, yoga e pilates também podem ser praticadas em duplas, com uma amiga ou conhecida. Você se sentirá mais motivada a ir em todas as aulas e a superar os desafios comuns a essas práticas.
Praticar atividade física em grupo é uma maneira de fortalecer seu círculo social, conhecer novas pessoas, e manter-se motivada nos exercícios. Sempre que pensar em desistir daquela aula de pilates ou da malhação diária, lembre-se de convidar uma amiga para acompanhar você! A rotina de exercícios ficará mais divertida e você se manterá sempre na ativa!
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais para que eles também conheçam os benefícios da atividade física em grupo! Quem sabe você já consegue formar uma turma para malhar junto?
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas