O treinamento funcional está em alta e você já deve ter ouvido falar muito dele. Uma das suas principais características é a não utilização de máquinas para a realização do exercício e ainda assim promover emagrecimento e proporcionar força. Mas, afinal, qual equipamento para treinamento funcional é utilizado nas academias?
Se você está pensando em iniciar nessa modalidade, mas tem dúvidas e curiosidades sobre o assunto, acompanhe este post e descubra tudo sobre os principais equipamentos utilizados no funcional!
Rolo para liberação miofacial
Grande parte dos treinos inicia com o rolo de liberação miofacial, mais conhecido como rolinho. Para apresentá-lo, começaremos falando sobre a fáscia, que é um tecido que envolve os músculos. Quando há alguma compensação pelo corpo, a fáscia pode ficar dolorida, atrapalhando o treinamento.
Para evitar essas dores, usa-se o rolo antes e depois do treinamento. Como ele funciona? É simples! Ao passar o rolo no músculo dolorido, ele faz uma pressão que contribui para a liberação da fáscia e da contratura muscular.
Escada de agilidade
A escada de agilidade é utilizada na parte metabólica do treinamento funcional, ou seja, aquela que aumenta a frequência cardíaca. Por meio da escada, o treinador pode prescrever exercícios de coordenação motora, estabilidade, velocidade e agilidade. Os trabalhos podem ser com deslocamentos laterais, frontais, diagonais e posteriores.
Para os alunos mais avançados, é possível combinar os dois exercícios. A variação de exercícios na escada de agilidade é imensa e cabe ao professor utilizar a imaginação e aplicar o melhor, de acordo com a necessidade de cada aluno.
TRX
A sigla TRX significa total body resistance exercise ou, em português, exercício de resistência do corpo inteiro. Esse aparelho é utilizado para fazer treinamento suspenso e é também conhecido como fita de suspensão.
Ele é pequeno, fácil de ser transportado e pode ser preso em locais fixos, necessitando apenas que haja espaço em volta para a realização do treinamento.
O TRX pode ser utilizado para exercícios de força como as remadas, que trabalham as costas, ou estabilizando as articulações. Devido ao sistema de ajuste, qualquer pessoa pode utilizar o aparelho. A possibilidade de mudar o tamanho permite aumentar ou diminuir a dificuldade do exercício.
Bolas e Feijão
Muito conhecidas no pilates, as bolas dominaram o treinamento funcional. Podendo ter um formato duplicado (conhecido como feijão) e diversos tamanhos, elas são responsáveis por muitas possibilidades de exercícios, sendo as queridinhas de qualquer programa de treinamento funcional.
A maioria dos exercícios feitos com a bola é direcionada ao abdômen, que é a região do centro do corpo, também conhecida como CORE. Um dos mais famosos exercícios é a prancha na bola, que pode ser realizada sem movimento, ou deslizando a bola para frente. Ela também serve como apoio para os pés durante abdominais e para ativação dos membros inferiores em exercícios como a flexão de joelhos no feijão ou na bola.
Medicine Ball
A medicine ball é uma bola com peso e quique. Ela é utilizada para desenvolver potência e força. Por meio da medicine ball, é possível integrar as forças do centro do corpo aos membros superiores.
Os exercícios com esse equipamento consistem em arremessá-la na parede ou ao chão de maneira frontal, lateral ou diagonal promovendo o fortalecimento dos músculos dos membros superiores. Para adequá-la à realidade de cada aluno existem diferentes pesos, começando em 1 kg.
Trenó
O trenó é um dos equipamentos mais completos do treinamento funcional. Ele consiste em um carrinho com bases de apoio para as mãos e espaço para colocar pesos. Sua utilização é feita por meio de marchas laterais e lineares, ou seja, empurrando ou puxando.
Independentemente do tipo de marcha, elas possuem uma característica muito importante e difícil de ser realizada com outros equipamentos: o trabalho unilateral dos membros inferiores. Esse movimento contribui para a prevenção de lesões, já que, ao empurrar ou puxar o trenó, é possível visualizar a corrigir assimetrias.
Outro fator positivo do equipamento é a estabilização do CORE, que precisa ser bastante ativado por consequência da mudança constante da base de apoio de uma perna para a outra. Por fim, há também uma ativação da cintura escapular, que precisa se manter estabilizada para que a coluna consiga ficar alinhada.
Corda naval
A corda naval recebe esse nome porque ela é a mesma corda utilizada em embarcações e portos com pequenas adaptações para o treinamento, como uma capa nas pontas para não machucar as mãos. Os tamanhos são variados, podendo ter 9, 12 ou 15 metros e diferentes diâmetros. Essa variação permite que todas as pessoas consigam utilizar o equipamento de forma eficiente e segura.
Os exercícios realizados com a corda naval normalmente consistem em balançar ela formando ondulações. A maneira de balançar a corda determina o nível de dificuldade do exercício podendo ser com as mãos juntas, alternadas, em pé, ajoelhado, entre muitos outros.
Os membros superiores são os mais ativados durante o exercício. Apesar disso, os membros inferiores também são solicitados durante o posicionamento, assim como o CORE que precisa estar estabilizado durante todo o movimento para proteger a lombar e garantir uma execução bem-feita.
Kettlebell
O kettlebell nada mais é do que um peso de ferro fundido. A história conta que, em seu princípio, o kettlebell era utilizado pelos agricultores em feiras russas como contrapeso para medir os grãos. Em momentos livres, os feirantes começaram a utilizá-lo para realizar movimentos de força.
Atualmente, ele é muito utilizado no treinamento funcional, melhorando a força dinâmica, resistência e sendo uma importante ferramenta para trabalhar a hipertrofia e reduzir a gordura corporal.
O treinamento funcional dispensa a utilização de máquinas que realizam exercícios de forma isolada, mas possui muitos equipamentos que contribuem para a execução do exercício, aumentando a eficácia da modalidade.
A principal vantagem é que, por meio de aparelhos simples, é possível trabalhar o corpo inteiro de maneira integrada. Além disso, o treino pode ser realizado em muitos ambientes e o tempo de duração é adaptado de acordo com a disponibilidade de cada um.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre equipamento para treinamento funcional? Então, o que você está esperando para começar a treinar agora mesmo? Não se esqueça de sempre contar com a ajuda de um profissional capacitado durante os seus exercícios, hein!
Agora que você já sabe tudo sobre equipamento para treinamento funcional, nos siga no Facebook e Instagram, e assine também o nosso canal do YouTube para ficar por dentro de muitos outros assuntos!
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas