Agora vai! Ano novo, vida nova! A passagem de ano traz consigo o sentimento de renovação, por isso, muitas pessoas, nessa época, criam listas de desejos que querem realizar no ano que se inicia. Mas, agora que 2018 começou, como cumprir todas as metas de fim de ano?
Calma! Mesmo que sua lista de desejos seja grande e com metas desafiadoras, não desanime. É possível alcançar tudo o que deseja! A primeira coisa que você precisa saber é que nós, seres humanos, somos espécies em evolução e que esse desejo de querer ser melhor é o que motiva o nosso desenvolvimento.
Isso significa que você é capaz de tudo o que quiser! Então, por que não começar modificando os seus pensamentos? E se, em vez de querer que 2018 seja melhor, que tal ser melhor em 2018? Há muito potencial a ser explorado em você!
Para ajudá-lo a cumprir todas as promessas de fim de ano e fazer de 2018 um ano de muitas conquistas, vamos dar algumas dicas de como alcançar todas as suas metas. Acompanhe:
O momento é agora! Tenha metas de fim de ano o ano todo!
Antes das dicas, é importante dizer que a passagem de ano é só mais um ciclo que se inicia no calendário, assim como a segunda-feira e o início do mês. Nada disso interfere em nossas vidas, muito menos na mudança de comportamentos.
Por isso, o momento certo para começar é hoje e agora! Tudo o que você precisa é querer.
De acordo com o psicólogo Richard E. Boyatzis, precursor da Teoria da Mudança Intencional, a proposta de mudança pessoal e/ou social é estabelecida pela intenção e desejo do próprio indivíduo de promover sua transformação.
Assim, não é o ano novo que fará com as coisas sejam diferentes, mas sim o desejo de ser e fazer diferente. E, também, não é uma folha do calendário que determinará o momento para que isso aconteça. O momento certo para a mudança não é o ano novo, mas o agora.
As 5 metas de fim de ano mais comuns
No fim do ano, é comum que as pessoas façam uma retrospectiva e levantem as principais ações e desejos que querem alcançar no próximo ano. No entanto, embora as metas sejam comuns entre a maioria das pessoas, por que é tão difícil alcançá-las?
Separamos as 5 promessas de fim de ano mais comuns e o motivo pelo qual elas são tão difíceis de serem conquistadas. Talvez algumas delas estejam em sua lista também. Confira:
1. Entrar em forma
Quando a pessoa decide entrar em forma, ela quer perder gordura, principalmente localizada, e definir músculos. A maior dificuldade de quem tem essa meta é encontrar um modelo ideal de dieta e de exercícios para conquistar o seu objetivo.
Cada corpo é de um jeito e cada organismo funciona de forma diferente, por isso, a melhor forma de conquistar o seu objetivo é com a ajuda de profissionais da área de nutrição e de educação física, pois juntos eles poderão alinhar sua alimentação e o melhor treino para conquistar o seu objetivo.
2. Perder peso
Assim como entrar em forma, perder peso é uma das metas mais prometidas no fim de ano. No entanto, são vários os fatores que dificultam esse processo, entre eles, a mudança de hábitos, a própria genética, doenças como a tireoide, por exemplo, e até mesmo a idade, que interfere em nosso metabolismo.
No entanto, esta não é uma meta impossível de ser realizada. É importante, para quem busca esse objetivo, procurar a ajuda de um médico e fazer exames para avaliar as condições de saúde, para que assim possa perder peso de forma saudável.
3. Parar de fumar
Por se tratar de um vício, parar de fumar não é tão simples como pensam. A nicotina, substância responsável pela dependência do tabagismo, age de forma estimulante no organismo, promovendo sensações de prazer, relaxamento e maior controle emocional.
Por isso é tão difícil tirar de uma vez o cigarro da vida de uma pessoa. A dica é procurar um profissional, para que aos poucos o tabagista diminua a quantidade de consumo e encontre outras formas de prazer mais saudáveis, até conseguir parar de fumar por completo.
4. Ter mais tempo
Mais tempo também é uma conquista muito desejada nas listas de metas de fim de ano. Com a rotina de trabalho, estudos e obrigações do dia a dia, acabamos deixando para depois aquilo que é realmente importante para nós, seja passar mais tempo com a família e com os amigos ou mesmo dedicar tempo para si e para realizar aquilo que deseja.
Aprenda a ajustar o seu tempo listando todas as suas atividades corriqueiras e as que gostaria de fazer, elimine aquilo que puder, encontre formas de otimizar o que não pode eliminar e dê notas para suas prioridades. Por fim, você verá que é possível encaixar todas as atividades — tanto as obrigatórias quanto as prazerosas — em sua rotina.
5. Ter mais dinheiro
Toda lista de fim de ano conta com uma meta relacionada ao lado financeiro, seja ganhar mais ou gastar menos. Com disciplina e organização, ambas podem ser realizadas.
Comece listando todos os seus gastos, tome consciência sobre aquilo que pode reduzir e defina prioridades. Evite gastar por impulso, anote tudo o que deseja comprar e estabeleça um prazo para pensar se aquilo é realmente útil para você.
Procure formas de aumentar sua renda, seja com trabalho extra, aumentando sua produtividade ou mesmo conquistando uma promoção.
5 dicas que vão ajudá-lo a realizar as metas de fim de ano
Independentemente de qual seja sua meta e o prazo para realizá-la, as dicas abaixo ajudarão você a conquistar todos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Confira nossas 5 dicas especiais:
1. Confie em si mesmo
Não use os resultados do passado como referência. Mesmo que tenha fracassado em alguma tentativa, não se culpe e muito menos se julgue incapaz.
Tenha foco no futuro e confie em você, nos seus talentos, nas suas forças. O primeiro passo para a mudança é acreditar que você é capaz de atingir qualquer meta que desejar.
2. Entre em ação
Embora anotar seus objetivos e planejar o caminho que deve seguir para conquistá-los seja importante, se você não começar a agir, serão apenas planos no papel.
O agora será sempre o momento certo para começar. Faça alguma coisa, qualquer coisa que possa levar você para mais perto de seu objetivo. Se você tem uma meta clara e um plano para atingi-la, você já tem 50%. Não morra na praia!
3. Mantenha o foco
“Tudo é considerado impossível até acontecer”. Essa frase de Nelson Mandela define muito bem o que é ter foco. Mesmo que sua meta seja desafiadora, ela não é impossível.
Mantenha o foco em seu plano de ação, elimine os comportamentos improdutivos, tenha disciplina e afaste-se de pessoas e de tudo aquilo que possa impedi-lo de alcançar suas metas e objetivos.
4. Estabeleça uma parceria
Você não está sozinho nessa! Conte com a ajuda e parceria de alguém que goste de você, que confie no seu potencial e que queira, tanto quanto você, que seus objetivos sejam alcançados.
Pode ser um amigo, companheiro, alguém da família ou mesmo um profissional especializado em desenvolvimento humano, para estabelecer uma parceria, incentivá-lo e impedir que você perca o foco ou desista de seus objetivos.
5. Premie-se
Para incentivar o cumprimento de suas metas, estabeleça uma premiação para cada objetivo alcançado. Presenteie-se com algo que seja importante para você. Não precisa ser algo caro ou material, pode ser algo simbólico, mas que lhe traga o sentimento de satisfação.
Por exemplo, a cada quilo que você perder, você pode comprar uma peça de roupa que queira usar quando alcançar sua meta ou mesmo se dar uma massagem relaxante de presente.
Com todas essas dicas, você só não vai conquistar suas metas de fim de ano se não quiser!
E então, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e firmar um compromisso consigo mesmo e com seus amigos de que alcançará todos os seus objetivos em 2018?