O metabolismo após os 30 anos e as várias mudanças que ocorrem no nosso corpo nessa fase trazem preocupação para homens e mulheres.
E, embora essa seja um período incrível, o nosso organismo tende a sofrer alterações que requerem uma atenção e cuidado maior.
No conteúdo de hoje, vamos explicar porque é mais difícil perder peso após essa idade, quais as mudanças que ocorrem em nosso corpo e o que fazer para estimular o metabolismo. Acompanhe!
Os 30 anos: a melhor ou a pior fase?
Os 30 anos são considerados os novos 20, pois essa idade se caracteriza como a fase mais feliz para pessoas de ambos os sexos.
Geralmente, é com essa faixa etária que conquistamos a independência financeira, adquirimos maturidade para lidar com os desafios da vida e estamos prontos para explorar o mundo, construir uma família, contribuir com o desenvolvimento da sociedade e viver novas experiências.
E para constatar isso, o site britânico Friends Reunited, fez uma pesquisa com usuários de redes sociais com mais de 40 anos, para descobrir qual a idade mais feliz na opinião deles.
A grande maioria (70% dos entrevistados) respondeu que conquistaram a felicidade aos 33 anos, e alegaram que não eram verdadeiramente felizes até chegarem a essa idade. Legal, né?!
Mas, se esse é o período mais feliz, porque tantas pessoas, principalmente mulheres, reclamam das alterações que surgem no corpo com essa idade? E a maioria diz que não tem mais o corpo de antes e que engordaram após os 30?
A resposta é: após os 30 anos, o metabolismo começa a ficar mais lento, preguiçoso, e isso dificulta um pouco mais a perda de peso.
No caso das mulheres, é um pouco pior porque, além disso, há também a redução da produção hormonal, que também dificulta o processo de emagrecimento.
Mas, não precisa se preocupar, pois é extremamente possível tornar esse cenário mais favorável e contribuir para que o metabolismo fique mais acelerado, podendo aproveitar ao máximo essa fase, cheia de disposição e com o corpo saudável.
Por que o metabolismo fica mais lento após os 30?
O metabolismo é constituído por um conjunto de transformações químicas em nosso organismo que exercem, por meio dos nutrientes e substâncias que ingerimos, a promoção de energia para mantê-lo funcionando adequadamente.
Por volta dos trinta anos, quando começa o processo natural de envelhecimento do nosso corpo, a taxa metabólica é alterada promovendo mudanças em todo o sistema biológico.
Assim, nessa fase o metabolismo começa a ficar mais lento e passamos a sentir as diferenças no corpo.
No entanto, o metabolismo pode ser influenciado de várias formas.
Algumas em si são fatores inalteráveis, como a genética, que pode ser favorável ou não, razão pela qual existem pessoas magras que comem muito e não engordam; e a idade, correspondendo ao fator biológico do processo natural de envelhecimento que explicamos acima.
Quais as principais mudanças no corpo quando o metabolismo desacelera?
A redução do metabolismo faz com que algumas pessoas sintam que ganharam ou estão ganhando peso após completarem 30 anos.
Por que o corpo responde de outra maneira se, afinal de contas, elas continuam comendo a mesma quantidade que antes, consumindo os mesmos alimentos e fazendo as mesmas atividades?
Isso acontece porque, biologicamente, nessa idade, a taxa metabólica basal, que é a responsável pelo gasto das calorias que ingerimos e da energia que nos auxilia nas atividades do dia a dia, reduz e reflete, diretamente, no corpo, física e mentalmente.
Outro fator que surge também, a partir dessa idade, é a redução da produção de colágeno, ocasionando o aumentando da flacidez, surgimento de rugas e linhas de expressão no rosto e aumento de celulites pelo corpo.
Além disso, a perda da massa óssea, por volta dos 35 anos, aumenta o risco do surgimento de osteoporose.
Dentre as principais alterações que acontecem após os 30 anos, devido aos fatores biológicos e, principalmente, à redução do metabolismo estão:
-
maior dificuldade para perder peso;
-
redução de ânimo, principalmente para a prática de atividades físicas;
-
aumento do nível de cansaço, estresse e ansiedade;
-
limitações e dores físicas, principalmente na coluna e nas articulações.
Assim, podemos chamar de fase de alerta à vida mais saudável. Agora, mais do nunca, é preciso dar atenção à saúde e abandonar os velhos e maus hábitos.
É hora de evitar o consumo de salgadinhos, frituras, pizzas, doces, sanduíches e bebidas alcoólicas, e investir em uma dieta mais nutritiva e com alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e começar a se mexer, praticar esportes e atividades físicas.
Confira 5 dicas para acelerar o metabolismo após os 30 anos
Uma pessoa com 30 anos está longe de ser velho, no entanto, é preciso compreender e respeitar as mudanças que surgem em seu organismo e se adequar as novas necessidades para ter uma vida mais feliz e saudável.
Confira algumas dicas que ajudam a acelerar o metabolismo e ter mais qualidade vida:
-
alimente-se de 3 em 3 horas: comer a quantidade correta de alimentos em intervalos de 3 em 3 horas estimula o organismo a estar sempre trabalhando no processo de digestão e, com isso, o metabolismo fica mais acelerado.
-
consuma alimentos termogênicos: alguns alimentos naturais possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo, como gengibre, pimenta, canela, chá verde e chá de hibisco. Insira-os em sua dieta!
-
elimine os maus hábitos alimentares: evite o consumo de açúcar, alimentos gordurosos, carboidratos ruins e bebidas alcoólicas. Opte sempre por alimentos naturais e saudáveis, que contenham fibras que auxiliam na digestão e carboidratos de baixo índice glicêmico, que possuem digestão mais lenta.
-
pratique exercícios: as atividades físicas, além de acelerarem o metabolismo, ajudam a manter a saúde em dia, fortalecer os ossos e ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia. Prefira exercícios aeróbicos para acelerar na queima de calorias extras.
-
beba muita água: a água mantém o corpo hidratado e ajuda a limpar as toxinas que absorvemos, além de manter o metabolismo em atividade. E se quiser optar por perder umas calorias a extras, beba água gelada, assim o organismo terá que trabalhar mais para igualá-la à temperatura do corpo.
Viu só, como é possível emagrecer, ter mais saúde e continuar a ser jovem e com disposição mesmo com as mudanças do metabolismo após os 30 anos?! Comece agora mesmo a transformar o seu estilo de vida e tenha mais saúde para curtir a melhor fase de todas.
E aí, gostou do conteúdo? Foi útil para você? Deixe aqui nos comentários a sua opinião!
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas
Respostas de 3
Bom dia. Gostei muito desta materia, e aprendi que tomar agua gelada ajuda e muito na aceleração do metabolismo. Parabéns.
Gostaria de parabenizar a academia Runway pelas excelentes dicas sobre o metabolismo após os 30 anos!
Gostaria de parabenizar a academia Runway pelas excelentes dicas sobre o metabolismo após os 30 anos!