Muito se fala sobre os efeitos das redes sociais nas nossas vidas: estamos cada vez mais conectados, passamos mais tempo nos celulares, etc. A verdade é que as redes sociais são parte da nossa rotina, mas podemos escolher como vamos utilizá-las e como elas afetarão nosso estilo de vida.
É preciso ter consciência de que nem tudo que se vê online é verdade, de que cada pessoa é diferente, de que o mundo das fotos não reflete a realidade e, principalmente, de que a exposição diária a tanta informação afeta nossa forma de agir.
No post de hoje, vamos mostrar como o Instagram — uma das redes sociais de maior sucesso no Brasil — afeta sua rotina: ele pode ajudar você a ter hábitos saudáveis ou atrapalhar. Tudo depende da forma como o utiliza!
Como o Instagram pode prejudicar o estilo de vida saudável?
À primeira vista, parece exagerado dizer que uma simples rede social tem o poder de prejudicar nossa busca por saúde. Mas a verdade é que o poder das fotos é enorme e, mesmo que de forma inconsciente, muitas vezes, nos deixamos influenciar por elas. Para que você entenda como isso pode acontecer, separamos algumas atitudes que podem atrapalhar e apresentar riscos à sua saúde.
Seguir muitos perfis de receitas, restaurantes e gastronomia
Você abre seu Instagram e a primeira foto é de um bolo de chocolate com muita cobertura. Algumas fotos depois, um sorvete, desce um pouco mais e vê um vídeo ensinando a fazer churros de doce de leite na sua própria casa. Fica difícil resistir à vontade, não é mesmo?
Isso porque o cérebro tenta encontrar alimentos nutritivos para o corpo e evitar a ingestão de substâncias prejudiciais, como venenos, por exemplo. E, apesar do paladar, olfato e tato também serem utilizados nessa tentativa, o sentido mais utilizado é a visão.
Assim, a exposição aos estímulos visuais atrativos faz com que o corpo entenda que esses alimentos serão seguros e boas opções de consumo, influenciando nas suas escolhas e, muitas vezes, causando a vontade de comer, mesmo que não haja a sensação de fome real.
Imitar a alimentação e os treinos das personalidades fitness
O Instagram está cheio de influenciadores digitais e no mundo fitness não é diferente: são diversas contas mostrando como determinadas pessoas atingiram o “corpo ideal” por meio da alimentação e da atividade física. Sim, isso pode ser muito positivo e servir de incentivo, porém é preciso ter cuidado: cada corpo é diferente e a alimentação e o treino que deram certo para uma blogueira podem não dar certo para você.
A quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras, o melhor horário de consumo de cada alimento e seu estilo de exercício físico vão depender da sua individualidade: altura, peso, rotina, presença ou não de doenças e, principalmente, dos seus objetivos.
Se você deseja emagrecer, por exemplo, e imita a alimentação e os treinos de uma pessoa que está em ganho de massa magra, muito provavelmente vai obter resultados contrários à sua meta. E o problema não é só estético: copiar a alimentação de outras pessoas pode ser um risco para a saúde, trazendo desequilíbrio hormonal, desenvolvimento de doenças crônicas e muito mais.
É preciso lembrar, também, que os exercícios físicos fazem com que o corpo se esforce e provocam pequenos desgastes musculares que, se provocados de maneira incorreta, causam lesões e, até mesmo, machucados graves e irreversíveis.
Comparar sua vida com a vida do outro
Muitas vezes, ao olhar fotos de pessoas felizes, comendo bem, malhando e fazendo coisas que você desejaria fazer, tem a sensação de frustração. É um sentimento de “por que todos conseguem, menos eu?”. Essa frustração pode desencadear quadros psicológicos de ansiedade, depressão, compulsões alimentares, sentimento de inferioridade e muito mais.
Além disso, o que você vê nas redes sociais não reflete a realidade e, em muitos casos, as fotos são alteradas com edições, Photoshop e filtros. É preciso ter em mente que você é um ser único e que mudanças levam tempo!
Aquela blogueira que está com o corpo que você quer, ou que consegue acordar às 5 da manhã para treinar e comer salada todos os dias, não começou ontem. Ela também precisou de tempo para criar hábitos saudáveis e, com certeza, mostra nas redes sociais apenas o que deseja, podendo escolher não mostrar os dias ruins, os momentos de fraqueza e as dificuldades que todas as pessoas enfrentam.
Como o Instagram pode ajudar na criação de hábitos saudáveis?
Se, por um lado, o Instagram pode prejudicar, ele também pode ser um aliado na criação de hábitos saudáveis. Afinal, você escolhe quem segue e o que coloca em prática no seu dia a dia. Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas boas práticas online.
Seguir perfis de receitas saudáveis
Lembra do que falamos sobre os estímulos visuais influenciarem na forma como o cérebro entende as comidas? O mesmo acontece se for exposto a pratos saudáveis.
Seu corpo entenderá que essas opções são seguras e você terá mais desejo de consumi-las. Além disso, seguir receitas saudáveis ajuda a fazer com que as dietas não se tornem monótonas e cansativas. Pelo contrário: é uma forma de redescobrir sabores e encontrar prazer em comer bem e de forma saudável.
Seguir profissionais da saúde
Os profissionais da saúde estão em alta no Instagram. Eles compartilham informações sobre os avanços da ciência, os novos estudos, as melhores opções de alimentação e os treinos para cada objetivo e muito mais.
Médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos são as pessoas mais indicadas para ajudar você na busca por saúde e eles estão online, transmitindo conhecimento, dando dicas, receitas e, até mesmo, respondendo perguntas. Tudo isso de forma gratuita.
Seguir incentivadores reais
Nem sempre a musa fitness do momento será o melhor incentivo para você. Alguns influenciadores digitais utilizam o Instagram como instrumento de trabalho e são patrocinados por grandes marcas e empresas. Com isso, muito do que é postado nesses perfis, não condiz com a realidade.
Foque em seguir pessoas que levem a vida em um padrão que você possa acompanhar: que consumam alimentos a que você tenha acesso, mostrem as dificuldades do dia a dia, treinem com equilíbrio e que foquem em bem-estar, sem promover radicalismos e preconceitos.
Utilizar seu próprio perfil como incentivo
Já pensou em utilizar sua conta como incentivo? Postar fotos das suas conquistas pode servir de estímulo para continuar buscando por saúde. Afinal, você terá mais cuidado ao montar seu prato se for fotografá-lo, se sentirá mais motivado a frequentar a academia para compartilhar com todos, etc.
O Instagram está mesmo em alta e, dependendo das suas escolhas, se torna um verdadeiro aliado na criação de hábitos saudáveis. Se você quer ter mais qualidade de vida, utilize todos os recursos que puder, inclusive sua rede social preferida.
E, se tem interesse por assuntos como este, assine nossa newsletter e fique por dentro de muito mais dicas sobre saúde, alimentação e exercícios físicos.
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas