Unidades: Sudoeste e Asa Norte
[gtranslate]

3 lições de um Chef de Cozinha para um Empreendedor

Nossos Planos

Benefícios Plano Essential:
• 3 check-ups fitness (bioimpedância + myscore + mapa dos sintomas)
• 30 dias Stop & Go
• Programa embaixador
• Clube de vantagens
• Amigo de sexta
Observação: Plano só contempla a unidade de matrícula.

Benefícios Plano Exclusive:
• Ciclo Prime: Acompanhamento completo personalizado de 3 em 3 meses com avaliações (4 bioimpedância + 4 myscore + mapa dos sintomas)
• 45 dias Stop & Go
• Programa embaixador
• Clube de vantagens
• Amigo de sexta
Observação: Plano contempla toda a rede Runway.

Benefícios do Plano Kids:
• Plano para crianças de 3 a 12 anos separadas por perfis:
• Descoberta: 3 a 4 anos
• Personalidade: 5 a 7 anos
• Transformação 8 a 12 anos.
• Turno: Matutino ou Vespertino
• Atividades programadas: Natação, Judô, Jazz, Capoeira, Funcional, Teatro, Artes Plásticas e Música.
• Programa de Contraturno infantil, que o foco é desenvolvimento completo da criança, através das diversas atividades, buscamos formar futuros Jovens criativos, elevando seu desenvolvimento, social, psicomotor e cognitivo.
• 30 dias Stop & Go
• Clube de Vantagens Runway
Observação: Plano só contempla a Unidade Sudoeste.

Encontramos esse texto no nosso parceiro, Blog Amor à Culinária e achamos interessante compartilhar com você. São 3 lições simples de um chefe de cozinha, mas que ajudam e muito para quem quer empreender.

Para mim, cozinhar não é somente um Hobby, é algo que pretendo poder me dedicar no futuro e por isso é algo que eu levo muito a sério, estudo sobre técnicas, pratos, receitas e assim como enquanto empreendedor eu estudo sobre os CEOs de empresas que admiro, como alguém que um dia pretende se tornar um Chef, eu estudo sobre grandes Chefs de cozinha.

E justamente, ao estudar e aprender mais sobre grandes Chefs para me tornar melhor na cozinha que acabei aprendendo muito sobre como ser um melhor empreendedor e nesse artigo quero compartilhar com você 3 lições que aprendi nesse processo.

1 Crie uma experiência UAU

O que faz um jantar no D.O.M em São Paulo valer 400 reais (em uma das versões mais simples) e quase 1000 no menu completo? O que faz com que alguém pague quase 2 Mil reais por uma refeição completa no Alinea nos Estados Unidos (um dos restaurantes mais incríveis que já conheci) ou na Osteria Francescana (melhor restaurante do mundo)?

Certamente não pagamos isso pela comida, ou pelos ingredientes, mas sim pela experiência única que podemos ter ao comermos nesses lugares. Sim, em todos esses casos esses os pratos cumprem sua função básica “alimentar”, porém eles fazem muito mais do que isso e é isso que os faz com que tenham tanto valor.

Comer em um dos melhores restaurantes do mundo é mais do que simplesmente ter uma refeição, é ter uma experiência única, e é justamente isso que você deve buscar oferecer aos clientes do seu negócio.

Um erro muito comum que vejo empreendedores cometendo é se focarem em criar algo com muitas funcionalidades ou com um preço super baixo, mas esquecerem a experiência de uso, tentarem criar algo que agrade todos, mas que no final, não cria impacto para ninguém, um produto ou serviço tão genérico, que no final, não chama atenção ou se destaca.

Grandes Chefs não fazem isso, eles criam pratos, menus inteiros que são ao mesmo tempo que capazes de cumprir o básico, ou seja alimentar, também oferecem uma experiência incrível e única para quem os consome. Claro, ao fazer isso, eles encontram muita resistência, especialmente no começo, mas com o tempo, e os ajustes necessários, eles ganham destaque e se sobressaem e eu tenho certeza de que qualquer empreendedor que faça o mesmo e invista para que seu produto ou serviço crie uma super experiência ao usuário, isso irá se converter em um retorno muito maior do que o esperado.

2 Prepare-se bem

Antes de iniciarem o atendimento do dia os restaurantes passam por um processo chamado Mise en place, uma preparação para o dia de trabalho.

Nesse processo as prioridades são definidas, menu, utensílios, ingredientes, tudo é pensado para garantir que nada de errado, obviamente algumas coisas acabam saindo de mão no decorrer do dia, mas esse tempo dedicado a preparação ajuda a reduzir incrivelmente esses problemas.

Enquanto empreendedores estamos tão acostumados a simplesmente fazermos as coisas, que esquecemos de nos planejar, prever mesmo que o básico da demanda que teremos que atender, nos organizarmos, definirmos metas, ferramentas e objetivos. Grandes Chefs fazem isso em equipes gigantes, servindo facilmente mais de 400 refeições diariamente, garantindo que cada uma delas seja perfeita e é justamente isso uma das suas características mais invejáveis.

Quando você pensa no seu negócio, você tem se preparado para isso? Você tem realmente feito o que é preciso para poder atender seus clientes? Melhor ainda, você sabe o que você precisa para atender seus clientes com perfeição?

Não, seu negócio não precisa de um plano de tentando (e falhando) prever o futuro daqui 3 anos, com projeções de crescimento que não são nada além de brincadeiras feitas no Excel imaginando um mundo perfeito. Porém você definitivamente precisa se preparar para o futuro a curto e médio prazo, colocar suas ferramentas em ordem, garantir que seus fornecedores, parceiros e times estejam preparados para atender seus clientes da melhor forma possível e assim como um grande Chef sempre garante que cada prato seja perfeito, você deve garantir que seu negócio atenda cada cliente com a melhor qualidade possível.

3 A chave está na execução

Tenho cerca de 10 anos de experiência na cozinha, e pelo menos 3 de estudos sérios a respeito e por isso digo com a mais absoluta certeza, que caso você entregue a mesma receita e ingredientes para mim e o Alex Atala, nossos pratos no final do processo de preparação serão muito diferentes.

Um grande Chef se preocupa sim em sempre ter os melhores ingredientes, em criar receitas incríveis e únicas, porém ele sabe que no final das contas, o que faz diferença é a execução dessas receitas.

Saber cada tempo, textura, sabor, cheiro, entender como cada elemento de um prato se conecta e como ele deve ser servido, o momento ideal, sua posição no menu, o que o cliente deve beber junto, esses elementos são coisas que parecem simples, mas que demandam um entendimento muito profundo do que se está fazendo. E se um ingrediente estiver em falta? Se o vinho certo não estiver na temperatura ideal? O que fazer? O Chef sabe exatamente como contornar essas coisas.

Um dos maiores medos que eu vejo nos empreendedores é o de terem suas ideias copiadas ou roubadas, ao mesmo tempo que um dos maiores erros que vejo esses mesmos empreendedores cometendo, é justamente se focarem excessivamente nas suas ideias e não na execução das mesmas.

Entender e dominar completamente aquilo que você faz, conhecer cada faceta do seu produto ou serviço, do seu cliente, do seu mercado e do seu negócio, ter tudo isso tão internalizado que você é capaz de adaptar seu negócio para novas realidades tão logo elas surjam é algo que não pode ser copiado.

Acredite, quando você lançar seu produto ou serviço no mercado, caso ele seja bom, ele será copiado, porém o que realmente te diferencia dos demais não é o que você faz, mas o como faz e isso ninguém pode copiar. Chefs de cozinha sabem disso, na verdade, eles sabem disso tão bem, que usam isso ao seu favor, escrevendo livros sobre como fazer suas receitas, criando programas de TV, séries e filmes, e mesmo assim, continuam sendo únicos, pois ao se exporem ao mundo, se firmam cada dia mais, como os verdadeiros “donos” daquilo, e se tornam a referência que os demais buscam, ficando sempre a frente de qualquer imitador.

Essas são somente 3 das lições que aprendi com grandes Chefs, mas acredite, existem muitas outras que você pode aprender, diversos paralelos que podem ser feitos, mas por hora fique com esse três: Crie uma super experiência, prepare-se bem e tenha foco na execução!

Espero que tenha gostado desse artigo, tanto quanto eu gostei de escrever, a propósito, enquanto escrevia, estava saboreando uma incrível picanha de porco feita na manteiga com alho, alecrim e folhas de louro, acompanhado de um delicioso arroz de ervas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a unidade desejada e tire suas dúvidas com os nossos consultores.