Unidades: Sudoeste e Asa Norte

Motociclistas e dores nas costas: como evitá-la e 6 exercícios para amenizar

Nossos Planos

Benefícios Plano Essential:
• 3 check-ups fitness (bioimpedância + myscore + mapa dos sintomas)
• 30 dias Stop & Go
• Programa embaixador
• Clube de vantagens
• Amigo de sexta
Observação: Plano só contempla a unidade de matrícula.

Benefícios Plano Exclusive:
• Ciclo Prime: Acompanhamento completo personalizado de 3 em 3 meses com avaliações (4 bioimpedância + 4 myscore + mapa dos sintomas)
• 45 dias Stop & Go
• Programa embaixador
• Clube de vantagens
• Amigo de sexta
Observação: Plano contempla toda a rede Runway.

Benefícios do Plano Kids:
• Plano para crianças de 3 a 12 anos separadas por perfis:
• Descoberta: 3 a 4 anos
• Personalidade: 5 a 7 anos
• Transformação 8 a 12 anos.
• Turno: Matutino ou Vespertino
• Atividades programadas: Natação, Judô, Jazz, Capoeira, Funcional, Teatro, Artes Plásticas e Música.
• Programa de Contraturno infantil, que o foco é desenvolvimento completo da criança, através das diversas atividades, buscamos formar futuros Jovens criativos, elevando seu desenvolvimento, social, psicomotor e cognitivo.
• 30 dias Stop & Go
• Clube de Vantagens Runway
Observação: Plano só contempla a Unidade Sudoeste.

Dores nas costas são um problema extremamente comum e que afeta boa parte da população. No entanto, uma das parcelas que mais sofre com isso são os motociclistas, principalmente aqueles que usam a moto para fazer longas viagens.

Muitos motociclistas não sabem, mas boa parte desses problemas que se desenvolvem nas costas se deve à postura na hora de pilotar, criando vícios que, se não corrigidos, podem apresentar sério perigo às costas.

Saiba, no post de hoje, porque andar de forma incorreta pode afetar sua qualidade de vida, conferindo os principais problemas na coluna que podem aparecer e como evitá-los corretamente. Além disso, aprenda seis exercícios especiais que separamos para amenizar as dores nas costas. Suba na garupa e confira!

Postura incorreta e as dores nas costas

Pilotar uma moto não é simplesmente subir nela e acelerar. O certo é entrar em sintonia com a máquina e interagir como se você e ela fossem algo único, harmonioso e em equilíbrio.

Dessa maneira, devemos prestar atenção se, de fato, estamos seguros e confortáveis ao dirigir, pois, muitas vezes, acabamos criando alguns vícios de postura que afetam diretamente a nossa saúde quando repetidos por longos períodos e dia após dia.

As pessoas que usam muito a moto para o trabalho ou que a usam para fazer uma boa viagem no fim de semana, por exemplo, não percebem que estão sentadas ou posicionadas de forma errada, a não ser pelas dores que sentem ao chegar em casa, sofrendo com inflamações intensas que são difíceis de cessar.

Esses vícios traduzem-se em más posturas, principalmente, da região lombar, dorsal e próximo à bacia. Isso se reflete diretamente e de forma negativa no bem-estar das costas, que acabam sujeitas a lesões e desgastes constantes.

Os perigos da má postura ao andar de moto

A má postura, assim que percebida, deve ser corrigida, pois pode provocar danos irreversíveis a nossa coluna. 

Quando não nos posicionamos corretamente, estamos forçando uma série de músculos, exigindo mais do que eles podem fornecer naquele tipo de situação, já que estão sujeitos a um estresse excessivo.

Ao fazermos isso todo dia, estamos desenvolvendo um tipo de distúrbio nos sistemas musculoesquelético e nervoso chamado Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que pode, inclusive, gerar incapacidade funcional ao indivíduo.

O esforço exagerado cria ainda nódulos nas regiões musculares e pode originar inflamações, como no nervo ciático.

Somado a isso, todo motociclista sabe o quão difícil é desviar de todos os buracos e irregularidades de ruas e estradas. Toda vez que o ele sofre um tranco ou solavanco, caso não esteja posicionado corretamente, desgastará os discos da coluna vertebral e a parte cartilaginosa que preenche as vértebras. Isso é fatal para o desenvolvimento das temidas hérnias de disco e da osteofitose (bico-de-papagaio).

Como manter a postura correta ao andar de moto

Algumas motos exigem posicionamentos diferentes de outras. No entanto, em todas elas, é possível manter a boa postura, independentemente do modelo de sua preferência.

O primeiro passo é notar a curvatura de suas costas. Mantenha a coluna sempre ereta e a cabeça sempre erguida. A musculatura deve estar bem relaxada, principalmente os ombros, estando com movimentos livres do guidão.

Procure manter o abdômen levemente contraído. Essa é uma dica que acaba se tornando um excelente exercício funcional enquanto você dirige. Não prenda a respiração ao mantê-lo firme e só contraia-o com mais força ao passar por buracos e obstáculos, evitando lesões.

Atente-se também à região inferior do corpo. O quadril é uma articulação que merece muita atenção, pois, ao estar submetido a qualquer estresse além do limite, já pode causar sérios danos que se refletem na coluna vertebral.

Mantenha os joelhos sempre junto ao tanque e com as pernas firmes, de forma que o equilíbrio e o peso durante as curvas seja mantido por esse grupo ósseo, não desviando-o para o ombro ou para a coluna.

Exercícios para amenizar as dores nas costas

Alguns exercícios físicos são excelentes para aliviar a tensão e os problemas nas costas. Separamos os mais especiais para você e os que podem ser realizados tanto antes como depois de andar de moto.

1. Joelhos no peito

Deite-se no chão, em uma superfície firme, com a barriga para cima. Eleve os joelhos em direção ao seu peito com as duas mãos, alongando a região pélvica, lombar e as pernas. Faça três vezes, dando um intervalo de um minuto entre cada perna.

2. Elevação de tronco

Para promover fortalecimento, deite-se de barriga para cima — de preferência, sobre um colchão — e eleve somente a parte do tronco.

Para ficar mais fácil de entender, imagine como se houvesse uma corda puxando pela sua cintura. Faça o movimento três vezes com o intervalo de dois minutos entre as séries.

3. Alongamento da região dorsal superior

Colocando ambos os braços para trás com as palmas das mãos encostadas atrás do pescoço, estique seus braços para trás de forma a alongar a região superior das costas, próximo aos ombros. Conte até dez segundos em cada série e descanse por 30 segundos entre cada uma delas. Repita o exercício três vezes.

4. Alongamento total de coluna

Deite-se no chão, em uma superfície firme, e estique as pernas o máximo que puder, assim como os braços, mantendo os dedos entrelaçados acima da cabeça. Feito isso, dobre um dos lados dos quadris de forma que uma das pernas fique sobre a coxa da outra. Repita o movimento de três a cinco vezes e descanse bem entre as séries.

5. Alongamento no pescoço

Visando manter a integridade da coluna, deixando-a perfeitamente ereta, não deixe de fazer alongamentos também na região do pescoço. Passe um dos braços sobre a cabeça e puxe-o levemente com os dedos até sentir os músculos esticando. Faça três movimentos durante cinco segundos cada.

6. Exercício em quatro apoios

Posicione-se sobre suas as pernas dobradas e estique seus braços no chão, gerando quatro apoios. Com a coluna reta, sente-se levemente sobre os pés sem tirar as mãos do chão durante dez segundos. Faça o exercício três vezes.

Dores nas costas são mais comuns do que pensamos e devemos manter sempre a boa postura ao andarmos com nossa moto para afastar os incômodos. Para potencializar essa prevenção ou amenizar o problema, faça corretamente os exercícios de fortalecimento e os de alongamento, mantendo sempre o bem-estar na hora de dirigir sua motocicleta.

Se você gostou do nosso post sobre motociclistas e dores nas costas, não deixe de ler também o nosso artigo “Saiba quais exercícios funcionais fazer antes de pegar a moto!“.

 

A RUNWAY indica…

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Postagens

Escolha a unidade desejada e tire suas dúvidas com os nossos consultores.