Você é uma dessas pessoas que esbarram em tudo, entornam o café da xícara, derrubam as coisas de cima da mesa? Talvez você esteja precisando desenvolver um pouco mais a sua consciência corporal.
Essa habilidade é a forma que temos de nos relacionar com o meio externo, mas também com nosso mundo interior. É por meio dela que sabemos que tudo está correndo bem com nosso organismo, e isso só é possível se seu corpo e sua mente estiverem trabalhando juntos, em sintonia.
Quer saber mais sobre a consciência corporal e de que forma ela impacta o seu dia a dia? Leia mais sobre o assunto neste post!
O que é consciência corporal?
A consciência corporal é a capacidade que temos de perceber, de forma profunda e completa, o nosso corpo. Diz respeito a entender nossos movimentos, nossa relação com o ambiente, os limites do corpo, quão longe ele pode chegar e como fazer com que ele nos dê os resultados esperados.
Desde que nascemos, precisamos lidar com o nosso corpo. É ele que nos leva para todos os lugares, que nos permite ter uma infinidade de experiências — das mais básicas, como tomar um sorvete delicioso, às mais complexas, como andar de balão — e é com ele que nos colocamos no mundo. Nós somos (também) o nosso corpo.
A sociedade atual dá muita importância à mente. É exigido de nós fazer faculdade, depois pós-graduação, mestrado, MBA, estar sempre em dia com as principais notícias do país e do mundo, ler livros, discutir sobre assuntos importantes. E, nesse monte de exigências, a nossa relação com nosso próprio corpo é deixada de lado.
Essa negligência tem seu preço. Com o passar dos anos, vamos nos distanciando de nós mesmos e acabamos por exigir do corpo coisas que ele não pode nos dar — ou pecando pela falta, e não dando a ele tudo que ele precisa para funcionar bem.
Os dois extremos têm consequências que vão gerar dores no corpo, incômodos, distúrbios e até doenças. É por isso que, nesta era da informação, a consciência corporal nunca foi tão necessária.
Por que devo me preocupar com ela?
Os romanos já diziam, lá nas civilizações antigas, que uma mente sã mora em um corpo são. Mas como você vai saber se o seu corpo está são se você não o conhece o suficiente para dizer qual é o seu padrão de normalidade?
Entender como o seu corpo funciona é o primeiro passo para ter mais disposição, evitar lesões, manter-se integralmente saudável e ter, de forma geral, mais qualidade de vida.
Muitas vezes, as pessoas se lesionam por descuido com o próprio corpo. Levantar do chão um balde cheio de água da forma errada, varrer uma casa com a coluna mal posicionada, ficar sentado por oito horas trabalhando em uma postura horrível são exemplos de situações muito comuns que acontecem porque não estamos prestando atenção ao nosso corpo.
Nos negligenciamos também ao ter uma vida sedentária, que não proporciona à parte física todos os estímulos necessários para que ele se mantenha saudável. Articulações, músculos, tendões, tudo foi planejado cuidadosamente pela evolução natural para se movimentar.
Isso sem falar nos famosos casos das pessoas estabanadas, que derrubam tudo, entornam as coisas, vivem batendo joelhos e dedos dos pés em quinas de móveis. Tudo isso só acontece porque elas não estão conscientes de seu corpo e não prestam atenção ao lugar que realmente ocupam no espaço.
Portanto, desenvolver a consciência corporal é a melhor forma de se relacionar bem com você mesmo, ter mais qualidade de vida e se prevenir de lesões, tanto durante a atividade física quanto no dia a dia.
Quais os principais benefícios de ter consciência corporal?
A falta da consciência corporal leva a uma série de agressões — que podem ser menores ou maiores — ao nosso organismo. Isso, é claro, vai gerar consequências nada agradáveis. Veja, então, quais são os maiores benefícios que você conquista ao explorar melhor a sua relação com o seu físico.
Afastamento de dores e lesões
As lesões durante a prática física infelizmente são uma situação muito comum. A maioria delas ocorre por falta de atenção à movimentação do próprio corpo. Levantar de forma errada de um agachamento pode levar a uma dor séria na coluna. Colocar peso demais em um aparelho pode sobrecarregar os músculos, e forçar a flexibilidade além do que suas articulações aguentam pode ser um atalho para uma distensão muscular.
Se você conhece o seu corpo e tem noção de seus limites, fica muito mais fácil evitar essas e outras situações. É por meio dessa habilidade que você passa a entender quais músculos deve ativar para conseguir um movimento específico que precisa executar. Isso é uma forma de usar seu corpo de maneira mais inteligente e cuidadosa, zelando pelo seu bem-estar.
Melhora na qualidade de vida
Sentar é uma das atividades mais básicas que executamos em nosso dia a dia. Por volta dos seis meses de vida, um bebê já é capaz de sentar-se sozinho, sem apoio. Porém, essa também é uma das atividades que executamos de formas mais erradas no cotidiano.
O uso de cadeiras sem ergonomia, altas demais, sem encosto para os braços, ou longe demais da mesa de trabalho é o grande vilão da coluna, trazendo uma variedade de dores nas costas.
Se você entende de que forma esses e outros descuidos estão prejudicando seu corpo e o que precisa fazer para remediar isso, consegue melhorar sua qualidade de vida de uma forma geral. E o melhor caminho para isso é conhecendo seu corpo, para dar exatamente o que ele precisa para ficar bem.
Maior disposição
Um corpo sem dores, que se mantém em movimento, tem articulações bem lubrificadas, músculos fortalecidos e uma boa relação com o ambiente que ocupa é um corpo saudável. Essa saúde vai se refletir em mais disposição para você executar as tarefas da sua rotina e manter-se ativo.
Como conquistá-la?
A única forma de conhecer melhor seu próprio organismo e relacionar-se com ele é colocando-o em movimento. A atividade física é, portanto, a melhor forma de conquistar maior consciência corporal e passar a se entender melhor.
Alguns tipos de exercícios, como a dança, a ioga, o pilates e o RPG, são mais conhecidos por trazerem um trabalho mais profundo de colocar você em contato com o seu próprio corpo e desenvolver essa habilidade. Mas qualquer atividade física executada com atenção e cuidado a esse aspecto será capaz de desenvolver uma maior percepção sobre você mesmo.
Gostou de conhecer mais sobre a consciência corporal? Então leia nosso artigo sobre atividades físicas no verão e comece hoje mesmo a se conectar com seu corpo!
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas
Uma resposta