A preocupação com a saúde e o bem-estar é crescente. Cada dia mais as pessoas estão procurando se alimentar melhor e inserir alguma atividade física no cotidiano. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o poder do exercício prancha!
Em meio à vida corrida, muitas pessoas acabam deixando o exercício para depois, no entanto, é possível fazer um treino mais rápido e eficiente se você escolher bem os exercícios. Para te ajudar nessa empreitada, vamos te mostrar tudo sobre o exercício prancha. Preparado? Então, vamos lá!
Descubra o que é o exercício prancha
A prancha é um exercício importantíssimo, pois trabalha e aprimora a força do core. Mas, afinal, o que é o core? Esse termo está ligado à parte central e, no caso do corpo humano, essa região é a abdominal.
É dela que partem todos os movimentos e o suporte do corpo. O exercício prancha, então, contribui para produção e redução de força nos movimentos humanos, geração de estabilidade, aceleração, desaceleração e manutenção da postura.
Veja as vantagens do exercício prancha
A seguir confira todas as vantagens detalhadas da prancha!
Melhora a postura
O transverso abdominal, que é o músculo central do abdômen é ligado nas costas, na parte chamada como porção lombar. Essa região é conhecida de muitas pessoas pelas constantes dores.
Mas quer uma notícia boa? A prancha elimina essas dores indesejáveis! É isso mesmo! Por causa dessa inserção entre abdômen e lombar, o exercício serve como protetor da coluna e do quadril.
Essa ação é vantajosa, pois, normalmente, quando há algum tipo de dor, o corpo costuma compensar para algum lado, provocando uma má postura e mais desconfortos. Logo, aqueles que não têm dores deixam de compensar e mantêm-se mais retos!
Melhora o equilíbrio
Ter um bom equilíbrio não é apenas uma vantagem esportiva e sim um fator positivo para a melhora na qualidade de vida. Durante o cotidiano, o equilíbrio é exigido em diversos momentos, como ao pegar algum objeto pesado localizado acima da cabeça.
Além disso, durante a atividade física, ter um maior equilíbrio permite realizar movimentos mais completos, além de corretos, contribuindo para a melhor performance e, consequentemente, para um maior gasto calórico.
O exercício prancha permite que o corpo ganhe esse equilíbrio tão desejado, pois, para manter-se na posição e realizar a isometria, o corpo inteiro é exigido em conjunto. Esse trabalho de todos os músculos resulta (como já vimos) em mais força, equilíbrio e agilidade.
Define o abdômen
Muitas pessoas acreditam que os abdominais comuns são mais vantajosos do que a prancha, já que há um movimento do tronco. Contudo, a musculatura abdominal não tem como principal função a movimentação, e sim a estabilização.
Sendo assim, a prancha sai na frente em relação aos abdominais mais comuns em academias. Além disso, deixar a coluna e o tronco estabilizados durante o exercício diminui o risco de lesões, pois os discos ficam protegidos das pressões sofridas durante o movimento.
Aumenta o metabolismo
A prática de exercícios físicos contribui para o aumento do metabolismo. Mas, afinal, por que isso é bom? Vamos tentar explicar de uma forma simples!
Quando uma pessoa ingere um alimento, as calorias que o compõem entram na corrente sanguínea em forma de combustível, que é queimado por meio de processos metabólicos. Ou seja, o corpo humano utiliza a gordura como fonte de energia.
Quando a ingestão de alimentos é maior do que o corpo precisa, ele armazena a gordura para utilizar mais tarde, o que ninguém gosta, não é mesmo? A prática de atividade física, no entanto, gasta mais energia, eliminando a gordura e aumentando o metabolismo, já que ele precisa trabalhar de forma mais árdua.
Confira como executar o exercício prancha
Bom, agora que você já sabe o que é a prancha e quais são os seus principais benefícios, chegou a hora de descobrir como realizá-la, certo? Então, vamos nessa!
Prancha isométrica
A prancha isométrica é a variação mais simples do exercício, mas nem por isso menos eficaz! Os iniciantes devem começar por ela, até que tenham força e equilíbrio o suficiente para progredir para a próxima fase.
A posição inicial para realizar a prancha isométrica é deitar em posição pronada (de barriga para baixo), manter os antebraços apoiados ao chão e posicionados na largura do ombro, deixar uma pequena abertura entre os pés, de maneira que fiquem alinhados com o quadril.
Depois de alinhar o posicionamento corporal é a hora de realizar o exercício! Para isso, é preciso apoiar a parte superior do corpo nos antebraços e a inferior na ponta dos pés. O quadril deve ser elevado de maneira que todo o corpo fique alinhado: membros inferiores, tronco e membros superiores.
A posição deve ser sustentada por alguns segundos, de acordo com o nível de cada praticante. Recomendamos iniciar com 10 segundos, e aumentar o tempo progressivamente, conforme o corpo vai ganhando força.
Durante toda a execução do exercício, é preciso manter o abdômen contraído, para que a lombar seja protegida, além de contrair os glúteos e estabilizar a escápula.
Prancha três apoios
Depois de ficar craque na prancha isométrica, chegou a hora de dificultar um pouco o exercício! Uma das primeiras variáveis que indicamos para aqueles que já estão craques na prancha com quatro apoios do corpo é retirar um deles.
A prancha três apoios, então, é realizada sem o apoio de um dos pés. Eleve levemente o pé direito e mantenha-o fora do chão durante os segundos destinados ao exercício, repita o mesmo procedimento com o outro pé.
Nesse exercício é preciso ter o equilíbrio mais fortalecido, pois, ao tirar um dos apoios, o praticante deve ser capaz de manter o seu quadril alinhado, sem deixar o corpo “cair” para o lado.
Prancha lateral
Esse tipo de prancha trabalha a musculatura lateral do abdômen, conhecida como oblíquo interno e externo. Para ficar na posição inicial do exercício, é preciso deitar-se lateralmente, manter as pernas unidas, e apoiar o antebraço e cotovelo no chão, mantendo-os alinhados com o ombro.
Depois de ficar em posição, relaxe a outra mão ao lado da cintura e eleve o quadril. Cuide para que o corpo fique alinhado e mantenha-se nessa posição durante os segundos indicados para o exercício, conforme as variáveis que vimos acima. Repita para o outro lado.
Praticar atividade física deixa a vida mais saudável e proporciona uma maior sensação de bem-estar. Dentro das inúmeras opções de exercícios, a prancha, como vimos, é muita boa para aqueles que querem emagrecer, secar a barriga, ter uma boa postura e melhorar o equilíbrio!
O melhor de tudo é que o exercício prancha pode ser realizado em qualquer lugar: em casa, em praças, no trabalho, ou na academia. Ah, e não se esqueça de sempre contar com o auxílio de um profissional capacitado, hein?
E aí, preparado para adicionar o exercício prancha em sua rotina agora mesmo? Então, vamos lá! E se você curtiu o post ou tem alguma dúvida, adicione um comentário e bons treinos!
A RUNWAY indica…
- O Q48 é seu aliado na queima de gordura, ajudando a queimar no processo de repouso e facilitando o emagrecimento com menor tempo de treino
- 8 treinos de no máximo 15 minutos + 8 desafios para acelerar o metabolismo
- Combate a gordura sem passar fome
- Ensina como treinar com segurança e obter o máximo de resultado sem risco de lesão
- O sistema de emagrecimento Q48 dura 8 semanas